01/02/2018 Undime PE Categorias: Notícia Agenda do Dirigente Institucional

Todas as notícias Categorias

II SeminárioReunião de Formação dos Dirigentes Municipais abriu a agenda de Formações da Undime Pernambuco em 2018

 

 

 

 (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Undime Pernambuco promoveu no último dia 31/01/2017 a II Seminário de Formação dos Dirigentes Municipais de Educação, primeira reunião da agenda de Formação da Undime Pernambuco em 2018, e faz parte do Plano de Trabalho da gestão 2017-2019 da Entidade.

O respectivo Seminário contou com a participação de Dirigentes Municipais de Educação, técnicos, assessores das Secretarias Municipais de Educação, dos 184 municípios do Estado de Pernambuco, contando com um público de 300 participantes.

A Formação começou com a mesa sobre "Caminhos para implementação da BNCC e Currículo da Educação Infantil", tendo como debatedoras a Professora Lucinha Magalhães (CEDAC) e a Professora Ana Selva, Secretaria Executiva da Rede (SEE/PE). A Professora Lucinha Magalhães trouxe em sua apresentação os pontos basilares da BNCC, assim como os desafios dos Gestores Públicos para implementação da BNCC nas respectivas Redes, tanto no que se refere ao currículo, como no Projeto Político Pedagógico da Escola, e diretamente no Plano de Aula do professor. A Professora Ana Selva explanou em sua apresentação os desafios da Rede Estadual e das Redes Municipais de Educação para implementação da BNCC e o compromisso no Regime de Colaboração quanto ao documento final, além disso, como está sendo planejado pela Rede o processo de revisão e implementação do currículo dos Parâmetros Curriculares Estaduais. atualmente foi criado um comitê de especialistas indicados pela Undime Pernambuco e Secretaria Estadual de Educação, para elaboração do documento orientador nas áreas de Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), está previsto uma discussão nas 16 Regionais do Estado, culminando com um Seminário Estadual. 

No período da tarde, o início dos trabalhos foram voltados aos informes, a Professora Thaísa Cavalcanti, Articuladora Estadual trouxe as novidades do Conviva Educação, e as atividades que estão previstas para serem desenvolvidas no exercício 2018. Ressaltou que houve um imenso trabalho da equipe do Conviva para promover a integração do banco de dados do Censo Escolar com a plataforma, algo que era almejado por todos os municípios há bastante tempo.

O Professor Marxwell Albuquerque, Coordenador Estadual do Programa Educação Conectada, apresentou aos Dirigentes Municipais de Educação breves informações referentes ao Programa, quanto ao prazo de modificação/inserção dos Articuladores Municipais no SIMEC pelas Secretarias Municipais de Educação, além disso trouxe em sua fala alguns aspectos referentes aos critérios para a função de Articulador, pagamento de bolsas e início do curso à distância previsto para o mês de maio. Além disso, reforçou que o primeiro momento do curso e a assessoria que será prestada pela Coordenação Estadual será realizada à distância, tendo em vista que o curso e o apoio pedagógico está planejado com atendimento à distância. Não foi colocado como objeto atendimentos presenciais, contudo caso um município ou grupo de municípios tenham interesse de um atendimento de forma presencial, a Coordenação se coloca à disposição para o desenvolvimento de tais ações, contudo tais atendimentos sendo de responsabilidade dos municípios.

Após a explanação dos informes, a Professora Sandra Tine, Assessora da Coordenação-Geral de Ensino Fundamental do MEC, apresentou o Programa Mais Alfabetização, recentemente instituído pelo Ministério da Educação através da Portaria Nº04/2018. Foi apresentada as diretrizes do Programa, tendo o como finalidade "Da alfabetização (leitura, escrita e matemática) dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e 2º ano do ensino fundamental por meio de acompanhamento pedagógico específico", muitos Dirigentes Municipais de Educação aproveitaram a oportunidade para fazer esclarecimentos sobre vários pontos que ainda não estavam claros.

Dr. Abelardo Lopes, Coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção – Controladoria-Geral da União – Superintendência em Pernambuco, finalizou o evento com a palestra “Aplicação dos Recursos Públicos e suas responsabilidades” (Cumprimento dos percentuais, QSE, Transferências Constitucionais, Prestação de Contas, Programas e Projetos Federais), de forma bastante pertinente e objetiva trouxe mais uma vez orientações aos Dirigentes Municipais de Educação com relação a aplicação dos recursos na educação, quanto ao cumprimento dos  percentuais e trabalho desenvolvido do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção. A Controladoria Geral da União, através do Dr. Aberlado Lopes, vem sendo uma grande parceira da Undime Pernambuco e sempre se propondo a auxiliar a Entidade em suas Formações, objetivando o esclarecimento dos Dirigentes Municipais de Educação, em que grande maioria iniciaram suas gestões no início do ano passado, e outros inclusive, diante das transições políticas vem assumindo os cargos recentemente. Dr. Aberlardo Lopes, aproveitou a oportunidade para se colocar à disposição para participar de Reuniões promovidas pelos próprios municípios, ou em grupo de municípios, na premissa de tornar a CGU cada vez mais próxima e parceira de todos.

 

 

 

Confira mais imagens do II Seminário de Formação dos Dirigentes Municipais de Educação:

 

Educação Conectada

Seminário

Seminário

imagem

 

Todas as notícias Todas as categorias