04/11/2015 Undime PE Categorias: Institucional

Todas as notícias Categorias

O que é a Undime

UMA TRAJETORIA PELA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

"A Undime surge em 1986, no interior do processo de redemocratização do país, inserindo-se nos movimentos sociais que se constituíram em defesa da universalização da educação básica de qualidade social e na construção de um mundo socialmente justo. Desde as origens, seus compromissos éticos mobilizam ações que propiciam a formação de Municípios na gestão das políticas educacionais e buscam assegurar o atendimento escolas sob a ótica do direito."

Edla de Araújo Lira Soares
Presidenta fundadora da Undime em 1986/87 e em 1995/96


O QUE É A UNDIME?

A Undime Seccional Pernambuco é uma associação civil, sem fins lucrativos, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com sede na cidade do Recife/ PE, que representa os Dirigentes Municipais de Educação.

A Undime respeita e representa a diversidade do Estado. Nesse sentido, visando sua consolidação e seu fortalecimento institucional, adota as seguintes estratégias político-administrativas:

a) Manter-se em nível suprapartidário;

b) Lutar pela defesa da educação pública com qualidade social;

c) Intensificar a articulação e o diálogo com os setores governamentais

d) Organizar os DME propiciando recursos políticos, técnicos e de

e) Coletar, produzir e divulgar informações relativas a ética, cultura de de paz, cidadania, direitos humanos, democracia, educação, a partir de um planejamento integrado e participativo.


A HISTÓRIA DA UNDIME

O movimento de organização dos Dirigentes Municipais de Educação teve início em Recife, no ano de 1986. Os Dirigentes Municipais de Educação da Região Metropolitana de Recife, buscavam formar uma associação que se credenciasse diante das instâncias governamentais, em função de propostas que defendessem os interesses e a luta por uma educação pública de qualidade social como um direito de todos.

Em março de 1986, o coletivo dos Secretários de Educação promoveu o I Fórum Nacional de Dirigentes Metropolitanos de Educação, com o tema “Os Rumos da Educação Municipal”. O respectivo encontro reuniu mais de mil Dirigentes de Educação de Municípios brasileiros, formalizando a criação da UNDIME, com a finalidade de organizar todos os DMEs do país. A Carta de Recife expressa o compromisso dos participantes de liderar o processo de criação de entidades representativas nos seus respectivos Estados.


A partir de então, a UNDIME tornou-se um importante ator na formulação e implementação de políticas nacionais de Educação Básica, constituindo-se, por sua vez, em polo de incentivo à organização da UNDIME nos Estados.

Em Pernambuco, a articulação inicial ampliou-se e, em 29 de setembro de 1987, foi fundada a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco, na época, UDIMEPE.

Assim, a entidade legitimou-se como instância representativa dos Municípios nas decisões sobre políticas educacionais e em sua formulação, tanto na esfera do Executivo e do Legislativo quanto da sociedade civil e nas organizações não-governamentais.

Hoje, a entidade é interlocutora imprescindível junto ao MEC, às organizações de prefeitos, aos Conselhos Nacional e Estadual de Educação, à UNCME, ao CONSED, ao UNICEF, à Fundação Itaú, à UNESCO, ao Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública e tantas outras. Dessa forma, desenvolve uma luta incessante pela oferta à educação como um direito humano: Com garantia de acesso e permanência com sucesso para todos. Daí o papel desempenhado na mobilização pela aprovação do FUNDEB com a inclusão das creches, pela criação dos Conselhos Municipais de Educação, por uma política justa para o transporte escolar, pela busca de caminhos para o desenvolvimento da Educação no Campo, pela agilidade na elaboração do PAR, pela organização da Conferência Nacional de Educação e pela construção do Regime de Colaboração, sempre reafirmando a autonomia da educação municipal numa relação de parceria com os demais entes federados, como prevê a Constituição.


ORGANIZAÇÃO

A Undime Seccional Pernambuco é constituída por Dirigentes Municipais de Educação (DME) em exercício. Ou seja, aqueles (as) que exercem a função de Secretário (a) Municipal de Educação. Esses (as) são seus membros natos.

Há, também, os membros solidários (ex-dirigentes municipais de educação); e os membros honorários (pessoas que tenham, reconhecidamente, colaborado para o aprimoramento da educação pública municipal).

Suas deliberações são tomadas por meio das seguintes instâncias: Fórum Estadual, Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Fiscal, Interlocutores Regionais, e o Conselho Nacional de Representantes.

A respectiva Seccional subdivide o Estado de Pernambuco em macrorregionais e microrregionais, com o objetivo de intensificar a comunicação, descentralização e aceleração dos processos de mobilização. São 184 municípios subdivididos em 04 macrorregionais e 14 microrregionais.

A Undime Seccional Pernambuco trabalha de forma articulada com os princípios e diretrizes da Undime Nacional.


COMUNICAÇÃO

Para poder se comunicar com todos os municípios do Estado e mantê-los informados sobre políticas públicas das áreas sociais, a Undime publica diariamente notícias em seu Portal na Internet, bem como através de e-mail e em sua mídia social no Facebook.

A Entidade está interligada a uma rede de outros Órgãos Educacionais, no sentido de tornar ampla a divulgação de informações no que tange a educação, em todos os âmbitos federativos do país.

Todas as notícias Todas as categorias